quarta-feira, 28 de março de 2012

Segredo dos Santos : Caiu ? Levante !!!

Todos somos imperfeitos porém todos fomos feitos por Deus para sermos felizes e para tal é importante buscarmos ser santos.
Falando em santidade uma dúvida pode aparecer, o que é realmente ser santo? Alguns acham que ser santo é ficar ajoelhado 24 hs por dia ou ficar fazendo milagres.  Na verdade ser santo é tentar agir corretamente no nosso dia a dia, buscando seguir o exemplo maior - Jesus. Claro que a oração é importante e fundamental, mas como São Tomaz de Aquino, doutor da Igreja, descreveu em sua época o rezar sem ações é incompleto, ou seja não é o bastante... O ideal é oração e ação. Oração reala leva a conversão e, portanto, melhorar ações...
O agir correto não é se anular, mas deixar a nossa vida e a da sociedade em que vivemos melhor, pois se agimos de modo errado ou alguém sofrerá ou  o sofrimento será para nós mesmos ( ex. se sou desonesto com o próximo trago sofrimento para ele, mas se exagero na bebida isto pode trazer conseqüências para minha saúde). Por outro lado se agimos corretamente teremos paz de consciência e felicidade real, portanto buscar ser santo nada mais é que a busca real da felicidade. Deus nos deu o caminho para a santidade através dos ensinamentos de Seu Filho e a continuidade deles por meio de sua Santa Igreja, porém isto para ser validado não pode ser imposto e por este motivo ele nos deu o livre arbítrio, ou seja, o direito de escolher o certo ou errado, tendo que arcar com as conseqüências de tais escolhas.
Por mais que tentemos sempre cometemos falhas e o reconhecer tais falhas e realmente lutar para melhorar faz parte do caminho de santidade proposto por Deus. Muitos dos grandes santos não foram pessoas sem falhas mas pessoas que ao errar não se abatiam e tentavam cada vez com mais afinco não cometer tais falhas de novo e assim, por tentarem realmente, melhoravam cada vez mais. Todos devemos aceitar que somos humanos e cometemos falhas, mas nunca aceitar as falhas e assim que as cometemos lutar para não as fazer de  novo. Nesta ação está a humildade de reconhecer o erro, o entendimento de tal ação como falha, o discernimento para escolher o certo e a fortaleza para tomarmos atitudes concretas para melhorarmos. Assim seremos melhores filhos de Deus e estaremos a caminho da santidade...São João Paulo II nos ensinou que maior santo não é quem é mais perfeito, mas sim quem mais tenta.  Oração com fé é uma grande ferramenta para nossa santidade e melhora. 
Todos erramos !!! Todos somos pecadores !!! Porém podemos e devemos melhorar sempre...

Vamos analisar mais profundamente, perfeitos com certeza somente Jesus e Sua Santíssima mãe Maria (e provavelmente S. José). As pessoas santas também erram, mas o que as diferencia de nós pessoas normais? Dentre várias virtudes gostaria de exaltar 4 condutas praticadas pelos santos e que os distinguem dos demais:

1 - Humildade. Primeiro reconhecer nosso erro, pois como vamos melhorar se achamos que agimos bem e não aceitamos  nossa falha? A condição essencial para correção de uma falha é o reconhecimento da mesma e não culpar os outros pelas mesmas.

2 - Perseverança. Às vezes, quando cometemos algum erro, podemos pensar equivocadamente que como já que errei mesmo não tem jeito sou assim mesmo e azar, vou continuar assim. Os grandes santos não eram pessoas que nunca erravam mas ao errar tentavam ardentemente não errar mais. Como somos imperfeitos temos que tentar, tentar e tentar sempre. Devemos acima de tudo seguir o exemplo de Deus, pois Ele nos perdoa sempre, mesmo que erremos mil vezes, se realmente nos arrependemos e queremos melhorar ele nos desculpa sempre. Errou aceite, se arrependa e tente não errar mais.

3 - Esperança. O desespero de não termos uma vida correta e santa pode nos acometer quando erramos ou pecamos, porém tal falta de esperança deve ser combatido sempre que nos ocorrer. Jesus nos disse que Deus nos perdoa sempre e nunca uma cruz que temos que carregar é maior do que aquilo que somos capazes de suportar (afinal Deus é justo), por isto devemos acreditar que somos capazes de melhorar, e pedir a Deus por isto. Mesmo que erremos mil vezes nunca podemos desistir de lutar.

4 - Caridade. O que é a fé sem ações ? Se assemelha um terreno fecundo sem sementes. Se creio tenho o dever cristão de tentar agir bem em tudo, amando o próximo, não julgando, tentando fazer e desejando sempre o bem ao meu próximo, mesmo que o meu próximo queira o meu mal ou seja alguém de difícil trato tenho que ter bondade com todos em todas as minhas atitudes. Claro que isto é difícil e eu particularmente estou longe de ser santo e conseguir ser caridoso realmente. Apesar da nossa dificuldade reconhecer que temos que buscar a caridade real cada vez mais é o primeiro passo, aquela que é espelhada em Jesus e seus ensinamentos. Mesmo que nem sempre consigamos devemos a buscar sempre e cada vez mais.
               
Errar acontece, mas temos que tentar sempre melhorar, nunca esmorecer perante nossas falhas e sempre tentar não errar mais. Caiu ? Levante !!!

            

Nenhum comentário:

Postar um comentário