segunda-feira, 19 de março de 2012

A Ocasião Próxima do Pecado

A base da nossa crença está no amor a Deus e nos ensinamentos dados  por seu filho Jesus e a quem ele deu poder na terra - Sua igreja. Seguir tais ensinamentos nada mais são do que formas de sermos realmente felizes, pois o pecado é tudo aquilo que nos tira a felicidade, não só futuramente no céu mas hoje aqui na terra, assim tudo que fazemos de errado tem consequências ruins e nos deixa mal.
Existem situações que por si só não são pecados mas que usualmente nos levam a pecar, por proximidade; por exemplo alguém pode pensar: "-sei que beber demais é errado e consigo controlar no dia a dia, mas se vou num bar com um grupo de amigos que ficam bebendo sei que é mais difícil resistir e comumente fico bêbado, então não vou sair mais com este grupo nestes locais, será melhor para mim...". Isto se chama ocasião próxima do pecado.
O problema é que muitas vezes realmente temos vontade de agir corretamente e evitamos o pecado mas não evitamos a ocasião próxima e, por consequência, acabamos pecando. Hoje no catecismo da Igreja Católica só eu saber que tal ato pode levar a pecar e realizá-lo já é considerado pecado, se tenho consciência disto.
Alguns podem pensar que é covardia fugir de ações que levam a pecar, e que teríamos que nos controlar. Mas é muito mais covarde não assumirmos nossas falhas, limitações e imperfeições e, uma vez assim assumidos, fugirmos daquilo que pode potencialmente nos afastar de Deus, afinal não necessitamos correr este risco de magoar a Deus e fazermos mal para nós mesmos. Evitarmos estas ocasiões portanto consiste em uma fuga correta do erro para nos aproximarmos de Deus .

Nenhum comentário:

Postar um comentário