segunda-feira, 9 de outubro de 2023

Por Quê Passamos Por Tribulações

         Deus é amor, e podemos nos questionar como alguém que é tão bom pode permitir que passemos por dificuldades, problemas, doenças e todas coisas ruins do mundo atual ? 

        Primeiro é importante colocar uma idéia para vermos de Quem estamos falando; se estima que no universo possa ter 1 trilhão de estrelas, o sol  é uma pequena estrela, uma partícula de poeira perante o universo e nós somos uma poeira perante o sol e nossa galáxia. Deus em Seu infinito poder criou tudo isto, o universo, planetas, estrelas, buracos negros, e tudo o que existe... Como nós que mal nos conhecemos queremos entender algo a mais do que nosso Pai Criador todo poderoso ?  Igualmente sua bondade é infinitamente maior que a nossa, pois grandioso que É nos deu Seu filho que já existia para nos redimir e salvar de nossos pecados, não precisava mas fez por enorme amor a nós. Aqui na Terra vivemos 60/70/90 anos, o que vem depois é eterno durará não 1 bilhão de anos, mas para SEMPRE. Então um pai bondoso que vê que Seu filho querido vai passar uma eternidade em sofrimento claro que tentará corrigir e permitir situações de contragosto ao seu filho, para que não se perca. Mas Ele nos dá livre arbítrio para aceitar ou não tais correções, pois o bem não pode ser imposto mas oferecido... Então tudo de ruim que acontece é obra de Deus ? Claro que não, na verdade é uma menor parte, e se Ele permite que aconteça, sempre é para um bem maior...

        Podemos falar que as tribulações acontecem por três motivos maiores:

1 - Ação do maligno em quem não aceita Deus. Se a pessoa não aceita Deus também não aceita sua proteção e, neste caso, fica sujeito a ação do maligno. Se alguma pessoa de má índole faz algum malefício (ex.:feitiço) contra quem não tem proteção divina (sempre por escolha da própria pessoa) então fica vulnerável a ação do inimigo infernal. Todos vemos pessoas que não aceitam Nosso Senhor e não estão passando por problemas maiores; é que às vezes o mal não se preocupa com quem é dele, apesar destes esterem desprotegidos da bondade e do poder do Senhor.

2 - Ação do maligno em quem aceita Deus. Temos vários exemplos de Santos grandiosos (Padre Pio, Santo Antão, santa Gema, etc...) que literalmente apanhavam do inimigo. Podemos ter dificuldade em entender como Deus e nossos anjos dados por Ele permitem isto? Aqui entram os planos de Deus, nestes casos existe um plano maior, como a santificação da pessoa, fortalecimento de uma pessoa, por  vezes como prova de que a pessoa confia e mesmo com dificuldades é fiel a Deus (como aconteceu com Jó) ou para exaltar a vitória final de um ser fraco (humano) perante um ser mais forte e perverso, por ter sido fiel a Deus. Por vezes nosso Senhor permite que passemos por dificuldades mesmo nós tentando agir bem e amando a Ele para nos testar e ver se somos fiéis e para que não demos valor ao que não tem valor, ou seja, para um bem maior

3 - Correção de pai amoroso. Como falado acima, se eu vejo um filho colocar o dedo na tomada por vezes reclamo e dou castigo ao meu filho para que não faça mais isto. Nosso Senhor por vezes pode nos corrigir para que melhoremos, e não nos percamos em nossos maus impulsos ou sentimentos. 


        Nas 3 situações se eu confio e me deixo levar pelas mãos de Deus qualquer tribulação se resolverá, no tempo de Deus e do modo melhor, mesmo que por vezes seja diferente do que nós queremos na nossa limitada inteligência. Em tudo dai Graças a Deus !!!       


                           



Nenhum comentário:

Postar um comentário