terça-feira, 17 de outubro de 2023

Níveis de Orações Para Sermos Bons Católicos e Buscarmos a Santidade

         Rezar é falar com Deus. Como vamos ser íntimos do Senhor sem falar com Ele ?

     Todos ouvimos falar nos católicos não praticantes, sinto informar mais os católicos não praticantes na verdade não são católicos coisa nenhuma, se eu aceito realmente Jesus como meu salvador eu obrigatoriamente aceito o que ele me pede que é rezar (falar) com Ele, concordar com Ele em tudo e no que me pede a Sua Santa Igreja. Sinto também ter que afirmar que existem pessoas que rezam mas não vivem a fé, como fariseus hipócritas, então fé e ações são pré requisitos básicos para buscarmos a santidade como atestava São Tomás de Aquino. Se quero ser santo tenho que amar a Deus, não falar mal  e não julgar o próximo, ser honesto em tudo, não ser omisso em minhas obrigações, buscar a  caridade, a humildade, a pureza, nunca desejar o mal a ninguém, ajudar o próximo sempre que possível, honrar pais, respeitar esposa e filhos, etc... Para isto é necessário buscarmos sim orações no intuito de melhorarmos, nos protegermos do inimigo, buscarmos ser santos e principalmente para nos aproximarmos de Deus e sermos melhores filhos Dele. A oração mais perfeita é a Santa Missa, que celebra o sacrifício de Jesus por nós, mas é fácil entender que ir numa missa mas não tentar melhorar sempre e agir mal não garante a salvação de ninguém, claro também que por outro lado se um pecador declarado no final de sua vida se converte e se arrepende é salvo e vai pro céu como alguém que viveu bem toda a vida, isto pela bondade e misericórdia de Deus (vide São Dimas), agora se eu amo e busco amar cada vez mais a Deus eu vou buscar ser Santo porque Ele quer isto de mim, e para tal além de tentar agir certo eu tenho que buscar a oração, pois como falava padre Pio é muito difícil quem não reza ser salvo, como aconteceu com São Dimas não é impossível mas é bem mais difícil. A oração aprimora os seres humanos e leva a santidade, aproxima de Deus e amolece nosso coração para receber a graça santificante do Espírito Santo. Abaixo deixo vários níveis de orações e ações que todo católico deve ir aprimorando para "subir" de nível  no amor a Deus e busca da santidade, nunca por orgulho. Deixo claro que ler a bíblia faz parte de todos. É um caminho seguro, para quem tem reta intenção:

nível 1 - rezar o terço diário, participar da missa dominical, não comer carne ou algum sacrifício nas sextas e confessar 1 vez ao mês -> o mínimo necessário

nível 2 - rezar o terço diário, participar da missa no domingo e mais pelo menos 2 dias da semana, adoração ao santíssimo 1 vez ao mês, não comer carne ou algum sacrifício nas sextas e confessar 1 vez ao mês -> pouco mais que o mínimo necessário, início da apróximação com Deus e Nossa Senhora

nível 3 - rezar o terço diário, participar da missa diária, adoração ao santíssimo 1 x semana, não comer carne ou algum sacrifício nas sextas e confessar 1 x ao mês -> aproximação com Deus e Nossa Senhora

nível 4 - rezar o rosário completo 1 x semana e participar da missa diária, adoração ao santíssimo pelo menos 2 x semana, não comer carne ou algum sacrifício nas sextas e confessar 1 x ao mês -> aproximação aumentando com Deus e Maria (buscando a Deus)

nível 5 - rezar o rosário completo diário, participar da missa diária, adoração ao santíssimo pelo menos 3 x semana, não comer carne ou algum sacrifício nas sextas e quartas e confessar 1 x ao mês -> aproximação aumentando com Deus e Maria (buscando a Deus)

nível 6 - rezar o rosário completo diário, participar da missa diária, adoração ao santíssimo pelo menos 4 x na semana, não comer carne ou algum sacrifício nas sextas e quartas e confessar 1 x ao mês -> proximidade maior com Deus e Maria (buscando a Deus)

nível 7 - rezar o rosário completo diário, participar da missa diária, adoração ao santíssimo pelo menos 5 x na semana, jejum nas sextas e outro sacrifício ou abstinência nas quartas e confessar 2 x ao mês -> proximidade grande  com Deus e Maria (buscando a Deus)

nível 8 - rezar o rosário completo diário, participar da missa diária, adoração ao santíssimo pelo menos 6 x na semana, jejum nas sextas e nas quartas e confessar 2 x ao mês -> proximidade elevada com Deus e Maria (buscando a Deus)

nível 9 - rezar o rosário completo diário, participar da missa diária, adoração ao santíssimo pelo menos 6 x na semana, jejum nas sextas e nas quartas (pelo menos 1 destes dias a pão e água) e confessar semanalmente -> proximidade íntima e elevada com Deus e Maria (buscando a Deus)

> níveis intermediários : tipo 1.5/ 2.5, 3.5, etc..., é sempre que se aumenta algum dos ítens dos níveis mas não todos, exemplo se estou no nível 3 mas faço adoração ao santíssimo 2 x semana mas não faço todos os ítens do nível 4 estou no nível 3,5; se estou no 4 mas só rezo o rosário completo 3 x na semana mas não faço todos os ítens do nível 5 , estou no nível 4,5 e assim por diante... Também se pode aumentar mais meio nível se faço leitura da palavra (Bíblia)  pelo menos 15 min, 2 x semana (fora missa)

        Claro que as pessoas que estão se esforçando para melhorar podem ir aos poucos e começar é o primeiro passo, começar com o terço, sacrifícios, confissão adoração e progressivamente ir melhorando, a pessoa que parar num nível pode estar próxima de Deus e pode ser salva sem dúvida, mas quem quer progredir na fé e santidade vai tentando melhorar em alguns pontos e níveis. Também tem pessoas extraordinárias que ficam níveis acima de nós, meros pecadores, como padre Pio que rezava pelo menos 5 rosários por dia. Eu mesmo tenho que melhorar muito meus níveis. Todo esforço e melhora são válidos e nos aproxima de Deus, apenas nominamos os níveis acima para que possamos ter o objetivos concretos de melhorarmos nos pontos importantes de fé e aproximação de Deus. Posso ter o propósito de melhorar em um ítem e não no outro, como o exemplo acima começo a participar da missa diária e rezar o rosário diário, mas só faço abstinência quartas e sextas (não jejum), tudo aproxima de Deus, mas se puder melhorar seria ótimo. Por fim a oração e estas ações são importantes desde que reta intenção de melhorar humildemente por amor a Deus, amar o próximo como nós mesmos e tentar agir certo em tudo, nunca desistirmos se tivermos algum deslize ou dificuldade e pedir sempre ao Espírito Santo para nos guiar no caminho da santificação.


    Toda Glória e Louvor a Deus, Nosso Senhor !!!

                         



 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário