sexta-feira, 20 de outubro de 2023

Escapulário de Nossa Senhora do Carmo e o de São José


Escapulário de Nossa Senhora do Carmo


O Escapulário (que vem do latim «scapula») é uma veste usada pelos religiosos, geralmente monges e monjas de clausura, que cobre inteiramente os ombros da pessoa que o veste, e ainda o peito e as costas. 

São Sacramentais: «sinais sagrados instituídos pela Igreja, cujo objetivo é preparar os homens para receber o fruto dos Sacramentos e santificar as diferentes circunstâncias da vida...» Ou seja, não são a mesma coisa que Sacramento!

Requer uma postura coerente de vida de acordo com os valores da fé cristã. Não se pode usá-los como objetos de moda, e muito menos como amuletos de superstição (amuleto e superstição são coisa abominável aos olhos de Deus), ou seja, não basta usá-los para se alcançar a graça que eles prometem, é preciso levar uma vida de busca de conversão e santidade, e buscar crescer nas virtudes as quais aquele Sacramental está ligado.

E algo muito importante! É preciso tomar muito cuidado com a grande variedade de Escapulários que têm surgido e estão sendo divulgados na internet, e que não tem nenhum fundamento e nem são aprovados pela Igreja, principalmente os que advém de ditas "Aparições" - algumas até recentes, e no Brasil - e que não são aprovadas pela Santa Igreja Católica, pois são aparições falsas, frutos de fantasia, de doença mental, de charlatanismo, ou do próprio inimigo de DEUS

A eficácia dos Sacramentais é diferente dos Sacramentos, e embora, não se pode desprezar o seu valor, não se pode também exagerá-lo, colocando-o como se fosse algo mágico, um amuleto de superstição

De todos os Escapulários, o mais conhecido ainda é o Escapulário marrom de Nossa Senhora do Carmo, mas existem ao menos outros 19 tipos de Escapulários, também aprovados pela Santa Igreja. O Escapulário de Nossa Senhora do Carmo teve sua origem em 16 julho 1251 quando Nossa Senhora apareceu a São Simão Stock (então superior dos Eremitas que viviam no Monte Carmelo) em uma visão, entregando-lhe o Escapulário, quando este rezava fervorosamente a ela, pedindo a proteção para a Ordem Carmelita.

Segundo uma tradição, o Papa João XXII escreveu a Bula chamada "Sabatina", onde afirmava, de acordo com uma visão que ele mesmo teve da Virgem que 'aqueles que usarem o escapulário serão depressa libertados das penas do purgatório no sábado que se seguir à sua morte. Esta graça ficou conhecida como “privilégio sabatino”. As vantagens do privilégio sabatino foram ainda confirmadas pela Sagrada Congregação das Indulgências, em 14 de julho de 1908.

Em 1910, o Papa São Pio X, concedeu permissão para se usar o Escapulário de metal, desde que tivesse a mesma imagem do escapulário tradicional. Esta medida foi tomada em favor povos das zonas quentes, onde o escapulário de tecido poderia estragar-se muito facilmente.

Em 28 de janeiro de 1964, o Papa Paulo VI concedeu que todos os sacerdotes católicos pudessem realizar o Rito de imposição do Escapulário, o que até então era um privilégio dos Padres carmelitas ou de Sacerdotes autorizados pela Santa Sé.  Existem várias graças associadas ao uso fervoroso do escápulario.

Nossa Senhora deu a São Simão um escapulário para os carmelitas, dizendo a seguinte promessa: 

receba, meu filho amado, este hábito de tua ordem: isto será um privilégio para ti e para todos os carmelitas. Aquele que morrer trajando o escapulário não sofrerá jamais o fogo eterno… Ele será um sinal de salvação, uma proteção dos perigos e uma promessa de paz”.

Outro aspecto importante em usar o escapulário é o Privilégio Sabatino, que diz respeito a uma promessa feita por Nossa Senhora ao Papa João XXII. Em uma bula, ele relatou uma visão que teve, declarando o que a Santíssima Virgem havia lhe dito a respeito dos que usassem o escapulário do Carmo: 

Eu, a Mãe da Graça, virei no sábado seguinte após sua morte e libertarei a quem encontrar no Purgatório, de modo que eu possa guiá-lo ao santo monte da vida eterna”


A primeira vez que se usa, é necessário receber a Imposição (rito próprio) através de um Sacerdote. Se o Escapulário estragar, basta adquirir outro e pedir somente para abençoar, não necessitando de nova imposição.


Escapulário de São José

Um santo escapulário pouco conhecido é o Escapulário de São José, cuja origem e devoção foi reavivada no ano declarado em honra a São José  de 2021. Teve início com os Frades Menores Capuchinhos de St. Claude na França. Era originalmente branco, mas depois passou a ser confeccionado como em Verona, com o roxo, o dourado e branco. Na frente, tem uma imagem de São José com o Menino Jesus nos braços, enquanto segura um lírio com a outra mão; e está escrito: "São José, Patrono da Igreja, ore por nós!" Do outro lado, tem as Armas Papais, uma Pomba (para simbolizar o Espírito Santo) e uma Cruz; e está escrito "Spiritus Domini ductor eius". Foi inicialmente aprovado para a Diocese de Verona, por um Decreto da Congregação dos Ritos de 8 julho 1880. Em 15 abril 1898, o Papa Leão XIII concedeu ao General dos Capuchinhos a faculdade de abençoar e investir os fiéis em todos os lugares com este escapulário. 

O tecido amarelo simboliza a justiça e a santidade de São José,

O tecido roxo é a sua modéstia

O lírio simboliza sua pureza

O Menino Jesus, o seu amor.



Este Escapulário nos deve lembrar as virtudes de São José: humildade, pureza, fidelidade. Deve nos lembrar de rezar para São José pedindo que ore particularmente pela Igreja e que nos conceda uma morte abençoada.

Na tradição ainda constam os dias em que os fiéis que se confessarem, comungarem e rezarem pelas intenções do Papa, e fizerem as disposições habituais (pedirem indulgências e rezarem - abaixo)  podem receber uma indulgência plenária: o dia em que a pessoa investe o escapulário, 25 de Dezembro, 1 de Janeiro, 6 de Janeiro, 2 de Fevereiro, 19 de Março , 25 de Março, Páscoa, Festa da Ascensão, 15 de Agosto, 8 de Setembro, 8 de Dezembro, 3º Domingo depois da Páscoa e na hora da morte.

Importante rezar: 1 Credo, 1 Salve Rainha, 5 Pai-Nossos, 5 Ave-Marias e 5 Glórias ao Pai diante do Santíssimo Sacramento nestes dias, com intenção de receber a indulgência

As condições para seu uso são: 

- Invocação diária de São José

- Ao menos uma oração diária pelo Santo Padre e por suas intenções.

- Viver a castidade segundo o seu estado de vida

- Participar de alguma Associação Josefina - se possível


FINALIDADE

Alcançar do Santo Espírito interior ódio ao pecado e as graças necessárias para cumprir devidamente os deveres de seu estado de vida - nos aproximando da santidade

Obter seu patrocínio para a hora da morte

Invocar a proteção de São José para a Igreja e pessoal



RITO DE IMPOSIÇÃO

O sacerdote revestido de sobrepeliz e estola branca diz:

V: Adjutórium nostrum in nomine Dómini.

R: Qui fecit caelum et terram.

V: Dóminus vobíscum.

R: Et cum spíritu tuo.

Oremus: Domine Jesus Christe, qui custodiae sancti Joseph, hoc vestimento genus ad Ecclesiae tuae fidelium tutamen institutum bene + dicere digneris, ut hic famulus (vel haec famula tua) sub ejusdem sancti Joseph protecione pie et tute tivi servire valeat: Qui vivis et regnas in saecula saeculorum.

R: Amen

Recitada esta oração o sacerdote asperge agua benta nos escapulário dizendo:

Accipe frater (vél sóror) Scapulare Sancti Joseph, Sponsi Beata Mariae Virginis, et eo pretectore et custode, contra diabuli nequitias defensus (vel defensa), ad vitam pervenias sempiterna.

Per Christum Dominum Nostrum

Depois estando de joelhos, dirá três vezes: São José, nosso protetor, rogai por nós!


            


Referências:

https://pequenoapostolado.blogspot.com/2018/07/escapulario-o-que-e-e-quantos-tipos.html

htttps://www.capuchinhos.org.br/blog/a-pouco-conhecida-relacao-dos-capuchinhos-e-sao-jose

https://quemrezasesalva.com.br/devocao/escapulario-de-sao-jose




Nenhum comentário:

Postar um comentário