sexta-feira, 16 de agosto de 2024

É Possível ser Santo Hoje em Dia ?


         O mais importante é entendermos que enquanto estamos nesta vida terrena estamos em luta contínua tanto contra nossas más tendências quanto também contra a ação do inimigo, que continuamente  tenta nos enganar e desviar do caminho que Deus planejou para nós. Porém, justo como Deus é, nos deu o livre arbítrio não nos obrigando a nada, mas sim apenas nos orientando a agir bem, e faz isto muito bem deixando claras as consequências de não fazer o certo. O ideal não é seguirmos a Deus por medo (apesar de que isto é aceito em parte) mas sim por amor, pois alguém mesmo sendo tão grandioso (criou o universo, pode tudo, sabe tudo...) nos ama imensamente a ponto de dar Seu filho para nos salvar, e permitir que Ele sofresse o que sofreu somente por amor a nós. Uma vez entendido isto é importante também entendermos de uma vez por todas que o aqui é passageiro,  vamos viver 50, 70, 90 anos talvez, e a eternidade é para sempre, conforme já abordamos isto neste blog; então vale a pena desperdiçarmos uma eternidade por estes poucos anos ? 

        Grandes santos foram pessoas que entenderam que aqui é TRANSITÓRIO e se esforçaram para seguir a Deus visando sempre a vida futura, entregando suas vidas por amor a Deus e seguindo o exemplo de Jesus. Entenderam que Ele é muito grandioso e não precisava permitir que Seu filho amado passasse pelo que passou, fez isto para nos salvar e por Seu grande amor amor. Jesus, por Sua vez, nos deu o maior exemplo a ser seguido de amor ao Pai e de desapego ao que não tem valor, pois Ele, que foi e é  o maior dentre todos, jamais valorizou bens terrenos e nos ensinou a não fugirmos de nossas cruzes mas as carregarmos com coragem, como Ele o fez. 

        Atualmente o mundo está muito mudado em relação há 10-20-30 anos atrás. Para muitos o que é  certo parece errado e o que é errado parece certo. Deus é perfeito e não se engana, o que Ele fez é correto e continua sendo. Mas o inimigo, astuto e perverso que é e querendo ofender Nosso Senhor, mas sabendo que não pode nada diretamente contra o bondoso todo poderoso procura atacar quem Deus ama, por ter entendimento que Ele nos ama mas nos deu livre arbítrio e ele age exatamente aí; portanto procura continuamente nos tentar e levar para longe do bem e do amor de Deus, assim como fez com Adão e Eva, e muitas vezes, miseráveis que somos,  caímos em tais tentações na maioria das vezes amparados em nosso orgulho, impureza e falta de caridade. Nós não temos forças para lutarmos contra isto tudo por nós mesmos mas podemos vencer pela graça divina se nos colocamos nas mãos de Deus realmente e exercitamos nossa força espiritual com armas que Deus nos dá como: a oração (em especial a missa, a eucaristia e os sacramentos); jejuns e penitências (para exercitarmos o autodomínio); o amor e a busca pelas virtudes que culminam em seguir o exemplo de Jesus e também de Maria, além de São José e os santos; a aceitação de carregarmos nossas cruzes (a exemplo de Jesus) e a fuga de ocasiões próximas de pecado. Fazendo isto o mal e o inimigo não terá força sobre nós e sim poderemos ser santos um dia. Claro que enquanto vivermos estamos passíveis de cair, pois somos pecadores e por vezes erramos feio, mas como disse o grande São João Paulo II :- "Santo não é quem é perfeito, mas quem mais tenta de verdade melhorar (caiu levante)".

        E  com tudo o que vemos e vivemos hoje em dia ainda podemos ser santos? Quero mencionar o exemplo de um herói de Schoenstatt, que está em processo de canonização, José Engling, que mesmo servindo o exército e indo para guerra conseguiu ser uma pessoa santa neste momento tão terrível, buscando nunca desagradar Jesus e Maria, pensando Neles sempre e visando sempre agir correto em tudo.  Também podemos mencionar que muitos santos tinham pequenas "falhas" conhecidas (não propriamente erros sérios ou pecados mas pequenos pontos que demonstram que eram humanos também e não super humanos): Padre Pio era muito enérgico e por vezes ríspido, Santa Terezinha era muito frágil e por vezes infantilizada, Santa Tereza da Cruz disse que aconteceu de uma vez  não querer rezar, mas ficou na presença de Jesus  contando tijolos... O que estas pessoas admiráveis tinham em comum? Eram humanos e com falhas humanas, mas amavam a Deus acima de tudo e lutavam contra seus defeitos. Santa Terezinha foi doutora da igreja explicando o pequeno caminho para santidade, que na sua "pequenez" reconhecia que não tinha as virtudes de grandes santos místicos com seus dons, mas buscava a santidade no dia a dia em tudo, aceitando e até buscando pequenos sacrifícios sempre por amor a Deus; Padre Pio parecia enérgico pois não entendia como alguém não ama a Deus acima de tudo e por ver o coração das pessoas no seu íntimo muitas vezes agia com energia para combater o erro e santa Tereza de Ávila, também doutora da igreja, mesmo que por algumas ocasiões ficasse sem vontade de rezar se esforçava para vencer suas más inclinações e ficava na presença de Jesus mesmo assim... Temos vários outros exemplos de pecadores que se tornaram grandes santos como São Francisco de Assis, Santo Agostinho, Santo Inácio de Loyola, etc... Somos humanos como eles e mesmo no mundo errado como está atualmente devemos e podemos sim ser santos, assim como em cada época da humanidade houveram dificuldades. Por fim cito o exemplo atual de Carlo Acutis, jovem do tempo atual e recente, que rezava, procurava a Deus acima de tudo, amava o próximo e tentava agir correto em tudo, até mesmo aceitando a cruz de sua doença, nisto seguiu o exemplo do mestre maior Jesus. Peçamos a Deus para nos espelharmos sempre nestas grande pessoas e que busquemos sempre a santidade por amor a Deus...


                           

Nenhum comentário:

Postar um comentário