quinta-feira, 1 de agosto de 2019

A Importancia De Se Desculpar

               Outro dia vi um homem que percebeu um pequeno erro que havia cometido e pediu desculpas a uma senhora. A mulher que recebeu o pedido se alterou e disse que ele não deveria pedir desculpas por tão pouco. O homem sorriu e se desculpou mais uma vez.
               Por que tantos tem tanto medo de pedir desculpas? É tão errado admitir que erramos? Alguém não erra ou é infalível? Sabemos que o maior exemplo de humildade foi dado por Jesus, pois mesmo sendo Deus filho e onipotente Ele aceitou ser humilhado, torturado, morto e disse claramente que não veio para servir mas para ser servido. E nós que somos tão inferiores a Ele temos tanta dificuldade de reconhecer que erramos. 
                No mundo existem pessoas que progridem e melhoram espiritualmente e outros que são autossuficientes e estacionam no orgulho permanecendo em seu egocentrismo que não leva a melhoria alguma e não avançam um palmo quanto a espiritualidade. Pois bem, mesmo grandes cientistas podem progredir cientificamente e do ponto de vista espiritual serem ignorantes, ou seja inteligência física é diferente de inteligência espiritual.  Podemos aqui fazer um paralelo, o cientista que progride por estudos ou cursos e leituras pode melhorar sim, e se melhora intelectualmente é porque primeiro admitiu que tinha que melhorar e procurou aperfeiçoar seu estudos; agora do ponto de vista espiritual a mesma pessoa pode se julgar capaz de entender coisas que nossa parca inteligência não permite, afinal quem de nós pode formar o universo ? Neste caso não reconhecendo que podem melhorar e ficam estagnados em sua ignorância espiritual. Não entendem que o primeiro passo para melhorar é admitir que podemos melhorar e somos incapazes de entender tudo, ou seja erramos, somos imperfeitos e nunca vamos entender tudo de tudo, muito menos tudo ligado a espiritualidade.  Se somos imperfeitos e erramos, só vamos melhorar se reconhecemos e é aí que a situação fica complicada, pois muitos de nós tem dificuldade em reconhecer nossas limitações. Orgulho puro.
               É importante olharmos o nosso íntimo, percebermos que somos imperfeitos, que portanto erramos, e exercitarmos o arte de nos desculpar, pois só assim seremos capazes de progredir naquilo que importa realmente que é o mundo espiritual de Nosso Senhor. Real, imenso e grandioso mas muitas vezes não visível abertamente aos nossos olhos cegos (já que muitas vezes não reparamos Deus nas pequenas coisas que na verdade está presente sim).   Pessoas sábias se desculpam com facilidade. Peçamos ao Senhor para sermos humildes e sábios e exercitemos o nos desculpar em si, pois só assim seremos pessoas melhores e seguiremos o exemplo de humildade de Nosso Senhor mais plenamente.
        A Humildade Crística – Paiva Netto ‹ O Regional

Nenhum comentário:

Postar um comentário