sexta-feira, 8 de outubro de 2021

Mais Sobre São José

               No ano de 2021 o papa Francisco decretou um ano em honra a São José, que sem dúvida alguma, depois de Jesus e Maria, é a maior pessoa que já pisou na terra. Sempre humilde, ele se apagou para não causar confusão com o verdadeiro pai de Jesus (Deus Pai Criador), mas também foi pai, adotivo, mas sempre pai de Jesus. Jesus não o chamava de pai adotivo mas pai!  A quem mais foi dada tal honra? Deus pai é Deus e não tem natureza humana, porém não quis privar seu filho real de uma família completa quando este era era possuidor de natureza humana, até para dar exemplo de família como plano de Deus para a humanidade, já que Jesus é o maior exemplo para todas as pessoas; então Ele precisou de uma pessoa para O representar diretamente como pai cuidador, provedor e educador para Seu filho. Quem Deus escolheu foi, e não poderia ser outro, o homem mais maravilhoso que jamais existiu fora Seu filho obviamente, afinal Deus não iria permitir que alguém fizesse nada diferente do que Ele mesmo faria com Jesus se estivesse ali do lado Dele em carne e osso, portanto São José foi uma representação menor, mas ainda assim sim representação do próprio Deus perante Seu filho Jesus. José, assim como Maria, está num patamar diferente dos outros seres Humanos (claro que abaixo de Maria).

               Jesus falou que nenhum homem nascido de mulher é maior que João Batista, se referindo a homens normais. José porém está num patamar acima, pois com seu coração intimamente unido aos corações de Maria e do próprio Deus encarnado, Jesus seu filho adotivo. Ele teve uma elevação que nenhum outro ser humano teve (claro que excluindo Nossa Senhora), portanto S. José é o maior homem de natureza apenas humana que já existiu e jamais existirá. Ainda podemos reafirmar tal fato lembrando que o próprio Jesus nasceu de Maria, e Ele mesmo é o maior de todos sempre de forma total, divina e humana, então o que Jesus disse a falou de S.João Batista (que é um grande santo) se refere a pessoas normais, e S. José não é normal, é muito mais que o normal em dignidade e glória.

                Uma coisa que a Igreja com sua correta prudência não afirma mas de todo meu coração eu acredito, é da vida sem o menor pecado e também do nascimento purificado e santo de São José. A concepção imaculada é uma graça exclusiva de Nossa Senhora ( concebida sem o pecado original pela graça de Deus) e, obviamente também de Jesus. Me parece muito óbvio, entretanto, que São José por conviver intimamente e por ter seu coração unido ao de Jesus e Maria deveria ser puro e sem mancha e, portanto, me parece correto entender que recebeu uma graça especial de purificação do pecado original no ventre de sua mãe, para que nascesse totalmente puro (mesmo que possa ter sido concebido com o pecado original, ou seja, foi purificado para nascer puro sem mancha), muitos santos descreveram e acreditavam nisto, com certeza também teve uma vida totalmente preservada de qualquer pecado por ação divina e teve seus méritos heroicos de não se permitir contaminar mesmo com o menor dos pecados. Claro que Nossa Mãe é o maior ser vivente que já existiu depois de Jesus e muito maior do que S. José, mas este por ter seus corações unidos ao coração de Maria imaculada e do próprio Deus Filho não poderia ter a mancha do pecado, devendo ter nascido com a mancha pecado do pecado totalmente apagada e se mantendo imaculado depois disto, ou seja puro e casto por toda sua vida. Acredito que Nossa Senhora foi concebida sem pecado e são José não, mas foi purificado do pecado original, o que é diferente. Isto, portanto, não o torna maior do que nossa senhora, que sem dúvida por tudo o que Ela é e por ter carregado Jesus em seu santo ventre, e porque através de seu sim foi corredentora com Seu Divino Filho (ela o é por ter sido meio para Jesus vir a Terra, o que possibilitou a redenção por Jesus, nosso salvador),  ela é o maior ser humano (não divino) de todos, mas após ela S. José é o mais maravilhoso sem dúvida, a terceira maior pessoa que já pisou a terra.

                     Acredito que uma pessoa tendo convivido tão intimamente com Jesus, como nenhum outro além de Maria, e tendo seu coração unido em profundo amor entre si com Jesus e a imaculada virgem não poderia ter qualquer mácula também. Como alguém manchado com o pecado poderia ter o coração intimamente unido ao coração de Nosso Senhor Jesus e de Nossa Mãe Maria santíssima, ambos claramente imaculados e perfeitos (Maria como pessoa  e Jesus tanto como pessoa e mais ainda como Deus que é)? Acredito piamente que S. José, por este motivo básico, é imaculado tbém, desde seu nascimento. Acredito que isto não seja tão esclarecido ainda por temor que S. José seja imaginado como no mesmo lugar que Maria, o que não pode ocorrer, uma vez que nossa mãe é sim muito superior em graça divina e até como pessoa que São José. Mas depois dela ele está num nível muito superior a todas as pessoas e até aos anjos, pois a quem Jesus chamou de pai não foi um anjo mas o homem mais justo, honrado e maravilhoso que já existiu. Reafirmo que esta não é a posição oficial da igreja, mas uma crença pessoal, e como a igreja nunca afirmou o contrário eu posso crer nisto..

                Vale a pena reafirmar que Maria é muito superior a José e Jesus muito superior a todos por ser nosso Deus e redentor,  e exatamente por isto José, como exemplo de humildade, aceitou feliz sua condição menor perante seus outros familiares tão maiores e mais repletos de graça de Deus. Ele se apagou por muitas vezes, para não haver qualquer possibilidade de confusão de que ele é apenas a terceira pessoa da Sagrada Família, nunca segunda nem primeira, apesar de isto ainda ser grandioso. Mas é chegado o momento de honrar S. José, por isto o papa instituiu o ano de nosso pai adotivo (mas sempre pai), uma vez que no mundo atual existe uma desvirtuação da família e exemplos como o maior de todos os pais de família são extremamente necessários no mundo atual. 

                 S. José, nosso pai, rogai por nós !!!

                                  


Nenhum comentário:

Postar um comentário