quarta-feira, 11 de agosto de 2021

História e Descrição do Nosso Santuário Lar – Capela Consagrada

 

 Santuário da Sagrada Família Reino da Paz


2014

Mudamos para casa no lado do Santuário Schoenstatt de Curitiba, conhecíamos pouco do movimento apostólico Schoenstatt, fundado pelo padre José Kentenich em 1914, na Alemanha. O Santuário de Curitiba foi inaugurado em 1985 e já frequentávamos, mas sem conhecer o seu significado e objetivos apostólicos. A ida para esta casa ocorreu de modo milagroso, pois estava acima de nossas possibilidades, mas Nossa Mãe Querida Maria nos deu mais este presente.

Quando mudamos em nossa casa tinha um canto logo na entrada sem função, queríamos fazer uma capela para adorar a Deus e honrar a mãe de Jesus e nossa. Minha esposa, por ser arquiteta, desenhou a capela com várias ideias e outras foram acontecendo por coincidência. Depois, após nos consagrarmos a  Nossa Senhora, consagramos nossa capela como santuário lar, em 2017, com método reconhecido pelo movimento de Schoenstatt, e em cerimônia realizada pelo padre Marcelo Souza, também de Schoenstatt.

 

Descrevo a Capela abaixo :

 


Quadro de Nossa Senhora de Schoenstatt, que em cerimônia pós preparo por semanas foi consagrado como Santuário Lar, com o nome acima. Feito tbém santuário quarto de meus filhos. Todos com coroação de Nossa Senhora e entrega de Cetro a mãe (em 2020), para governar nosso lar e casa, levando a Seu Filho, nosso amor maior. Fica na altura de quem está sentado para olhar diretamente de frente.

Quadro da Sagrada Família, estilo bizantino, colocando como nosso exemplo e objetivo.

Genuflexório.

Castiçal para círio Pascal com vela elétrica benta.

No fundo ladrilhos dourados que saem do chão, passam por dentro da capela e saem por cima chegando ao teto (céu), como um caminho dourado para o céu.

A capela é em madeira, formato de casa com base, teto e nichos para santos.

Dentro da capela, em cima, temos um crucifixo pois convidamos Jesus para morar conosco,  Sua mãe e São José. Logo acima  da capela temos um símbolo, que representa duas mãos saindo e dando um coração coroado, se dispõem como um olho, tal objeto representa nosso Pai Celeste Todo Poderoso. Do lado direito acima temos o Divino Espírito Santo. A Santíssima Trindade está acima de tudo, cuidando e coordenando nossa capela como se fosse  nossa casa e nossas vidas. Dentro e tem uma imagem dos corações unidos de Jesus, Maria e José e acima de tudo imagem do olho do Pai, que tudo vê e sabe. 

A direita e acima temos uma foto do padre Kentenich, fundador de Schoenstatt; um crucifixo com a cruz da unidade e dois incensários, também temos um vela benta adquirida por amigos no santuário original na Alemanha, do lado esquerdo, acima dos nichos temos uma imagem de São Miguel Arcanjo, de nossa devoção, acima da capela para cuidar e proteger nossa capela e casa, e imagem da Santíssima Trindade com Maria (Pai Eterno), um quadro do coração Misericordioso de Jesus e uma imagem do menino Jesus de Praga.

Na base temos uma capelinha da Sagrada Família, remetendo a família que é nosso exemplo maior; 3 relíquias (Frei Galvão, Madre Clélia Merloni e Padre Pio); santinhos de nossa devoção; Bíblia; água benta; imagem de São José dormindo, que sempre colocamos pedidos em baixo; uma planta viva (remetendo ao santuário vivo, com presença real da mãe de Deus); urnas para colocar capital de graças, uma imagem dos mandamentos. imagem do escudo do Sagrado Coração de Jesus e outra imagem da espada de São Miguel Arcanjo.

A esquerda, por fora, tem um dispositivo para água benta do lado direito e do esquerdo dois porta terços.

Acima e abaixo de tudo temos duas luzes de led que muda de cor, permitindo acender luz sobre o santuário de acordo com a cor do tempo litúrgico.

Nos nichos temos a direita três nichos de cima para baixo, com denominações de nossa mãe  como nossas padroeiras: Nossa Senhora de Guadalupe (padroeira da América latina, comprada em Guadalupe no México); Nossa Senhora Aparecida (padroeira do Brasil, no meio da capela, comprado em Aparecida do norte); Nossa Senhora do Rocio (padroeira do Paraná, comprado em Paranaguá) e  Nossa Senhora da Luz (padroeira de Curitiba, comprado em Curitiba, capital do Paraná). No nicho mais acima deste lado temos os anjos São Rafael e São Gabriel e imagem do nosso anjo da guarda.

Do lado esquerdo temos nichos de baixo para cima: Nossa Senhora do Carmo, comprado no Carmelo de Curitiba, junto com imagem de São José trabalhador; abaixo deles; tem imagem de Nossa Senhora de Fátima comprada em Fátima, Portugal; abaixo dela tem um nicho para santos de nossa devoção: São Francisco de Assis, Santo Antônio, Santo Padre Pio (de nossa devoção que entregamos nosso filho ao nascimento), São João Paulo Segundo, São Frei Galvão, São Bento, São Judas Tadeu e São Benedito; nicho das santas com: Santa Rita de Cássia, de devoção de minha esposa, Santa Terezinha do Menino Jesus, (de minha devoção e que entregamos nossa filha ao nascimento), Santa Gema Galgani, Santa Edwiges  e Santa Madre Paulina; abaixo Nossa Senhora de Lourdes (comprado em Lourdes pelo irmão de minha esposa). Curiosidade sobre o São José operário que está com Nossa Senhora do Carmo, nós o compramos em uma semana e na semana seguinte sem saber o santuário de Schoenstatt fez um movimento para entronização (com preparo e benção) de São José nos lares com alguma imagem dele (a nossa entronização foi de 15/08/21), está com uma plantinha, tudo feito e dirigido pelo Espírito Santo, uma vez que nada foi programado e foi acontecendo de modo até milagroso.

Viva a Sagrada Família !!!

 

Santuário Família Brito

Nome: Santuário da Sagrada Família Reino da Paz

Ideal : A busca da santidade pessoal e familiar inspirado nas virtudes da Sagrada Família, como a paz, harmonia e resignação plena a vontade de Deus

Título da Coroação de Nossa Senhora : Nossa Senhora Rainha da Paz e Harmonia

        

      




   

Nenhum comentário:

Postar um comentário