segunda-feira, 4 de setembro de 2023

Virtudes Santificantes

             Toda virtude é um dom ou presente que nos é dado pelo nosso Senhor, mas requer trabalho para desenvolvê-lo e coração aberto para receber tais dons. Todas virtudes são extremamente importantes e tem papel na nossa salvação e nos planos Dele no mundo. Quero falar sobre três virtudes que são fundamentais para buscarmos a santidade : Pureza, Humildade e Caridade -  eu chamo de virtudes santificantes.


Pureza:

    Como dito em Mateus 5:8 - Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus ! A pureza é uma condição básica e essencial para a santidade, como alguém que não busca com toda sua força ser puro de coração, pensamentos, atos e até omissões conseguirá chegar a Deus que é o ser mais Puro e perfeito que existe?  Só quem busca a pureza realmente terá condições de um dia almejar a santidade real. A impureza de ações e intenções é uma das principais (muitas vezes a principal) vias que o mal usa para nos afastarmos do caminho de Deus. Uma ferramenta válida para nos mantermos sempre puros é fugirmos a toda tentação por menor que seja e também das ocasiões próximas do pecado, ou aquelas que temos alguma chance de cair. Praticar também sacrifícios e jejuns nos dá condições de lutarmos contra o mal da impureza. Além de Jesus, Maria foi o maior exemplo de pessoa pura, peçamos a ela para nos mantermos sempre puros e no caminho de Jesus.


Humildade:

    Orgulho é o principal defeito do inimigo, que não aceitou a plenitude e os desígnios de Deus e tentou se igualar a Ele. Todos que seguem o inimigo estão longe de aceitar a humildade real e entender que só Deus tem o pleno conhecimento do que é melhor para nós, também não acatam a vontade de Deus acima da sua, se julgando autosuficientes, e não entendem que aqui nós temos que seguir o caminho de Jesus, pegar nossas cruzes e seguir o que Jesus nos ensinou com Seu próprio exemplo, e não seguir nossos próprios caminhos e regras, e isto é exatamente o que o mundo levado pelo mal cada vez mais coloca como regra, o que os reais filhos da Luz não aceitam e entendem que só Deus é o caminho a verdade e a vida e não o que eu acho ou quero orgulhosamente. Só os humildes realmente de coração verão a Deus. 

    Mateus 5:5 - Bem aventurados os humildes, porque herdarão a Terra. Quem é orgulhoso e tem a si próprio como foco de tudo (egocentrismo), visa os prazeres e os ganhos do mundo para se agradar, pois é o centro do mundo. Isto não tem como agradar a Deus. Por outro lado os humildes são conscientes de sua miséria e vêem que o que importa é só Deus e portanto herdarão a Terra, pois Deus dá e confia a quem vê que o verdadeiro valor de tudo está em Deus e somente Nele.  Jesus como Deus foi o maior exemplo de humildade pois mesmo sendo divino e grandioso veio e nos deu o exemplo de servir a Deus e ao próximo. Peçamos a Deus para seguir o exemplo de Jesus. 


Caridade:

    Caridade é a principal virtude teologal, no site  (aleteia.org) vemos que a caridade, como virtude teologal, não é a simples beneficência ou filantropia, mas sim a plenitude do amor, por ser participação nossa no Amor de Deus mesmo, que, aliás, é Amor puro. Deus é Amor e nos convida a participar de Si mesmo mediante a virtude teologal da caridade, pela qual O amamos acima de tudo e de todos e amamos ao próximo como a nós mesmos, dispostos inclusive a dar a vida por amor.

    Desta virtude emanam outras, pois quem é caridoso busca  combater o egoísmo, injustiças, agressividade desmedida, etc...

     Jesus, Maria e José (nesta ordem), foram os 3 maiores exemplos de caridade que deram a vida por amor ao próximo e pelos planos de Deus. Todos que querem um dia conseguir atigir a santidade sabem que a caridade (ou virtude do amor) é fundamental e condição inequívoca para tal meta, afinal todo santo é sempre caridoso. Peçamos portanto caridade a Sagrada Família e ao Espírito Santo.

                                



Nenhum comentário:

Postar um comentário