sábado, 24 de março de 2012

O Egoísmo e o Brasil Atual

Como já falei antes neste blog sou médico e me preocupa muito o respeito com a saúde no Brasil por parte do governo, de médicos mesmo e por parte de pacientes também. Dias atrás a televisão mostrou exaustivamente a imagem de uma mulher que agrediu uma funcionária de um posto de Saúde que, segundo a equipe de reportagem, não deu a devida atenção à paciente; sem entrar no provável ato de despreparo da funcionária pergunto: isto é motivo de agressão ? Claro que no lidar com a saúde todos envolvidos deveriam dar uma especial atenção, e infelizmente muitas vezes isto não acontece, mas com a experiência de quem trabalha com saúde há mais de 20 anos vamos analisar o outro lado, num posto que deveriam ter 5-6 médicos trabalhando, na maioria das vezes tem 2-3, não porque o médico faltou mas porque o governo não contrata mais profissionais, ou se contrata não dá condições para um atendimento digno, pois literalmente falta tudo, e como tem muitos pacientes o médico acaba tendo que atender rapidamente porque senão atender os que estão esperando irão reclamar, e a maioria que está esperando só quer saber de seu problema, não se importa com o dos outros que podem ter um problema muito maior que o seu. Como o médico acaba tendo que atender um número absurdo de pacientes muitas vezes só consegue ver o essencial daquele momento e com o tempo acaba se desapegando dos pacientes, causando a desumanização da medicina.

Como resolver? É simples: Deus... Não tem outra solução...

No Brasil atual a grande maioria quer tirar vantagem e realmente não se importa com o próximo, falamos muito dos políticos, mas posso afirmar, como alguém que lida com pessoas o dia inteiro que uma grande parte das pessoas normais (senão a maioria) entre nós também faz pequenos atos desonestos no dia a dia e só não rouba ou faz algo mais sério por falta de oportunidade, sem se importar com  o próximo e pensa que não tem problema já que todos fazem. Vamos exemplificar atos muito comuns hoje em dia:

1 - O fazer pequenos atos de desonestidade :
alguns pensam: " - não tenho nada, mas vou no médico pegar um atestado para não trabalhar hoje", não se importando que apesar de não trabalhar continua recebendo e portanto fraudando seu empregador e ainda se o médico não dá tal atestado briga com todos.
2 - O não se importar com o outro:
um paciente que está com uma dor de estômago há 3 dias e vai no médico e quer ser atendido na hora, mas só tem 1 médico,uma fila e um paciente que está com um grave problema cardíaco, se a pessoa que tem uma dor de estômago é avisada que o atendimento irá demorar um pouco fica alterada e agride o funcionário que explica a demora, pois não está nem aí para o problema dos outros e o que importa é só ele mesmo. Consultas públicas em outros países com especialistas (como na Inglaterra) são agendada em até 6 meses e por questão cultural ninguém reclama, aqui no consultório se demora duas semanas para consulta de rotina eletiva muitos já criam caso.
3 - O descaso com o esforço do próximo:
como a maioria dos médicos às vezes atendemos alguém sem cobrar, posso citar uma que pelo motivo de ficar  sem o plano e pedir continuei atendendo de graça (na verdade pagando para atender, pois deixei de atender outros pacientes, e pago secretária, luz, água, aluguel, tel, etc...). Eis que um belo dia veio feliz falar que gastou 8 mil em uma cirurgia plástica de mama, ou seja gastar cem reais para a saúde não pode ( não valoriza o trabalho do profissional) e pagar uma nota para estética pode, é uma distorção de valores e um descrédito total no esforço do próximo.

Chegamos ao ponto fundamental: tudo isto é egoísmo...

Egoísmo de roubar para tirar vantagem e não se importar no outro que está sendo lesado, egoísmo do paciente que só pensa em seu probleminha e não está nem aí para o vizinho que está morrendo, egoísmo do médico que por ver alguns pacientes sem caráter acaba agindo igual ou fazendo coisas erradas pelo dinheiro ou sem ligar para a vida humana que está lidando e por fim egoísmo de todo aquele que passa por cima de tudo e todos para conseguir o que quer. Para vencer um defeito temos que exercitar a virtude contrária, as virtudes contrárias ao egoísmo são a caridade e a humildade. Caridade de sempre pensar em ajudar o outro, mesmo com sacrifício de nossa parte, e a humildade de não nos julgarmos superiores a ninguém... Quando falo que tudo de ruim que acima citei é falta de Deus, eu reafirmo isto e digo que como católicos devemos pedir a graça de Deus nos dar a Caridade e a Humildade, pois sozinhos é difícil conseguirmos tais dons, e mesmo que muitas vezes tenhamos a compulsão de sermos egoístas se exercitarmos estas duas virtudes com certeza iremos melhorando e mesmo que para a sociedade pareçamos "bobos" no íntimo nos sentiremos tranquilos e livres realmente !

Peçamos portanto sempre a Deus a humildade e a Caridade...

Nenhum comentário:

Postar um comentário