segunda-feira, 12 de março de 2012

O Orgulho - Um Grande Mal do Mundo

        De acordo com o Aurélio o orgulho é: conceito elevado ou exagerado de si próprio; amor-próprio demasiado; soberba.
No contato diário com as pessoas ou mesmo nas notícias do jornal vemos absurdos do comportamento humano: políticos que são desonestos, terroristas que matam, ladrões que roubam e pessoas que não se importam com o próximo e o que é pior vemos isto não de forma eventual mas todo dia. Entre as barbaridades que vejo às vezes fico me perguntando como pode um ser humano fazer tanto mal a outro; pergunto mas sei a resposta, na maioria das vezes é o orgulho, ou seja, a pessoa cada vez mais tem o seguinte pensamento: eu sou melhor que os outros e meus problemas pessoais são mais importantes que os dos outros ou realmente nem me importo com os outros. Este problema é tão sério que leva muitos a roubar, matar, mentir para conseguir o que querem e coisas piores. Afinal para o orgulhoso o egoísmo acaba sendo consequência e neste caso o eu é que importa, o outro é um mero meio para atingir o que preciso.
        É bom lembrarmos que vivemos em sociedade e na sociedade todos tem sua função e o coletivo deveria vir antes do pessoal pois qualquer comunidade pode viver sem uma pessoa mas uma pessoa sozinha dificilmente vive sem o coletivo, e mais, como filhos de Deus todos temos a mesma importância, pois Deus nos ama a todos da mesma forma, desde quem faz o trabalho mais humilde até o presidente da república. No acerto de contas pós morte muitos destes humildes estarão em posições muito mais importantes que os ditos poderosos na Terra.
        O homem está cada vez mais orgulhoso e egoísta e cada vez mais podemos perceber isto em pequenas coisas, como no trânsito, no qual um quer correr mais que outro, no trabalho, em que um quer passar por cima do outro, mesmo em relacionamentos, nos quais cada vez mais a sociedade e os meios de comunicação  levam a pessoa a  entender que o que importa é ela própria, e que instituições básicas como a família são ultrapassadas e retrógradas, querer ficar em família não tem propósito e os filhos respeitarem os pais assim como o casal ser fiel é fora de moda. Para Deus a família, assim constituída, é a base da sociedade correta, pois o amor ao próximo vem antes do individual e o orgulho do eu ser importante não tem espaço perante eu abrir mão muitas vezes do que quero em função de meus familiares  (cônjuge e filhos). A família permite um exercício contínuo de humildade e no final das contas nos torna muito felizes pois tudo que fazemos em função de nossa família, abrindo mão do orgulho pessoal, pode até ser difícil no momento mas com certeza nos traz felicidade real e sincera por saber que fizemos bem para quem amamos acima de nós mesmos, e isto é intrínseco à maioria das pessoas. Já por outro lado se eu deixo de estar com minha família em função de status (por exemplo profissional) posso ficar feliz aparentemente no momento mas o meu íntimo fica incompleto e realmente com sensação de vazio e fica falho no que realmente importa: Deus e família...
        Vamos pedir para Deus que arranque o orgulho de nosso coração e nos incentive na humildade ( virtude contrária ao orgulho). O exemplo máximo de humildade vem de Seu filho Jesus, que sendo Deus se fez homem para nos salvar...Por outro lado o maior defeito do inimigo é o orgulho, que quiz para si a glória de Deus e não aceitou os planos do criador. Nós contamos com uma arma poderosa contra o mal que é Maria, mãe do salvador Deus e nossa, que como pessoa apenas humana é a mais humilde e bondosa de todos, e a maior inimiga do demônio e a que mais ele teme de enfrentar, até mais que Jesus nosso Deus e Senhor, porque para ele, que é o pai do orgulho, é até compreensível perder para o Senhor todo poderoso e grandioso Nosso Deus, mas para perder para um ser humano, humilde, delicada, bondosa, amorosa, obediente, temente a Deus mas frágil e sua natureza humana que é muito mais fraca que a dos anjos, mas pela humildade se fez grandiosa e muito superior ao inimigo em poder divino, já que é repleta de graças do Espírito Santo e vencedora admirável. 
         Peçamos também a Jesus que sejamos capazes de combater o orgulho em pequenas coisas como no trânsito, no trabalho, nos relacionamentos afetivos, na família, com os amigos e em toda a nossa vida, seguindo o exemplo Dele de Sua Santa Mãe Maria Santíssima. Se realmente lutamos contra o orgulho estamos trilhando o caminho da humildade que é não nos julgarmos superiores a ninguém e reconhecendo o valor em todo ser humano um dia mereceremos o céu, pois como diz a Bíblia: "-Bem aventurados os humildes porque deles será o Reino dos Céus" !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário