sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

Ações Práticas Para nos Ajudar a Buscar a Santidade

            Já abordamos algumas formas de se buscar a santidade, qualidade dos que seguem Nosso Senhor Jesus, neste tópico quero citar algumas atitudes concretas que podem nos ajudar a melhorar neste propósito de sermos melhores filhos de Deus. Algumas pessoas pensam em santos como pessoas repletas de dons extraordinários, e na verdade a maioria dos santos eram pessoas comuns que buscavam amar a Deus da forma mais ampla e completa possível, servindo de exemplos para nós pecadores maiores, que não temos tais dons igualmente mas sim podemos e devemos aspirar a santidade. Como também já foi falado neste blog um segredo dos santos é a perseverança, pois grandes santos não eram pessoas que nunca erravam e eram perfeitas sempre, mas pessoas que ao errar se arrependiam e tentavam melhorar.

             O mundo atual está complicado, cada vez mais um individualismo absurdo que permite o ser humano fazer tudo o que quer, sem medir consequências. Isto sem dúvida é ação do inimigo, que faz as pessoas se  julgarem auto suficientes e acreditarem que não precisam de ninguém (nem mesmo de Deus). Jesus foi o maior exemplo de doação e amor ao próximo, pois, sendo Deus, não precisava mas mesmo assim se doou e se sacrificou por nós na Cruz. Sempre que um ser humano despreza a Deus ou ao próximo, está agindo contra os planos de Deus para a humanidade, portanto a favor do inimigo de Deus.

            Se queremos servir a Deus devemos buscar atitudes concretas para seguirmos tudo o que Ele planejou para nós, que são uma somatória de ações direcionadas por Ele que mesmo aqui na Terra nos levam a sermos mais felizes, pois tudo que nos leva ao contrário do que o Senhor nos diz acaba por tirar a felicidade na vida futura e mesmo já aqui nesta, nos cabe seguir o rumo que Ele nos dá. Quando temos um objetivo temos que nos esforçar para atingirmos, pois quase nada que é bom vem sem esforço. Eu gostaria de deixar alguma atitudes simples que podemos fazer no dia a dia e nos ajudarão no servir ao Senhor, seguir o exemplo de Jesus e Sua maravilhosa mãe, sermos felizes, e nos aproximarmos cada vez mais da santidade.

 São elas:

1 - Persistência -  errou, tente de novo. Não nos abater, nem achar que não temos jeito, sempre temos como retornar a Deus, Seu amor é infinito e Ele nos recebe sempre que O procuramos. Achar que pelos nossos erros que Jesus não nos ama mais, é duvidar de talvez sua maior graça para conosco que é a Sua Misericórdia.

2 - Renovação de propósitos - às vezes é necessário renovar nossos propósitos de melhorarmos, pois erramos muito. Sugiro a cada confissão mensal ou até semanal renovarmos nossos propósitos de melhora. Ou num exame de consciência diário, melhor ainda

3 - Rezar mais sempre -  Oração nos aproxima de Deus, tanto em família, quanto pessoalmente. Rezar e oferecer a Deus tudo o que fazemos e as pessoas que encontramos no nosso dia, com certeza nos aproximam e alegram a nosso Senhor, pois dão importância a Ele, que é O mais importante de tudo sempre

4 - Honestidade - sermos honestos em tudo, fugirmos a qualquer ato de desonestidade por menor que seja.

5 - Controle pessoal - Evitar ações destemperadas e agressivas. Para mim mesmo é muito difícil isto, mas não desisto de tentar. Lutarmos e não nos entregarmos a tudo que desejamos como por exemplo beber ou comer de modo desregrado é importante

6 - Evitar falar mal do próximo - mesmo em pequenas coisas, se vemos algo errado melhor do que falar é rezar pela pessoa

7 - Ajudar quem precisa - às vezes por comodidade somos negligentes. Se ajudamos ao próximo é como se ajudássemos Jesus, Ele mesmo falou isto.

8 - Não murmurar - não reclamar de tudo. Deus fez tantas coisas boas, ficar vendo só os problemas e não reconhecer a bondade de Deus em tudo o que nos cerca nos afasta do Senhor

9 - Fugirmos às ocasiões próximas do pecado  -  aquelas situações que mais comumente podem nos levar a errar devem ser evitadas sempre. A boa fuga.

10 - Não dar valor ao que não tem valor - um carro de $ 50.000 e um de $ 1.000.000 levam ao mesmo local. Quando morrermos não levaremos nada, mas pelo contrário a busca exagerada por bens pode nos distrair da busca por Deus.

               Sempre vamos errar mas se estivermos buscando melhorar sem desistir, incessantemente, nestes pontos abordados acima, com certeza estaremos melhorando como filhos de Deus e seres humanos valorosos aos olhos de Deus (que é quem mais importa sempre).

                         Resultado de imagem para santidade




Nenhum comentário:

Postar um comentário