segunda-feira, 26 de junho de 2017

A Autossuficiência do Ateu Moderno - Um Problema Atual

             Nos dias atuais existe uma cultura midiática que nos coloca como seres maravilhosos passíveis de entender todo o universo e seus mistérios, uma ideia ultra racionalista que nos faz acreditar que somos capazes de analisar tudo e que o entendimento de todos os problemas da humanidade e do universo serão por nós decifrados por completo algum dia,  é questão de tempo. Realmente os homens tem capacidade de evoluir intelectualmente, fazerem descobertas e entender coisas que até então nunca outros entenderam, mas daí a querer compreender coisas profundas como a criação da vida, o surgimento total dos corpos celestes e do universo e mesmo os desígnios de Quem criou tudo isto é uma coisa incabível. Tenho, como católico, crença total que nunca um ser humano vai ser capaz de criar vida a partir do nada, ou criar um planeta, um sol ou uma galáxia, isto somente Deus.
              Mesmo que o Nosso Senhor nos permitisse entender tudo plenamente e criar a vida isto seria a partir de um ser já criado, no caso Dele um dia tinha o nada e do nada foi criado a vida, e quanto a este fato não existe mente humana que será capaz de entender por completo nunca, pois somos limitados e o universo e as obras de Deus são ilimitados, portanto, acima de nossa total compreensão.
             Existem várias outras coisas que nossas limitações nunca nos permitirão entender,  mas nós, na nossa extrema arrogância, queremos ser capazes de nos igualar em inteligência ao Ser Supremo e Aquele que criou tudo, muitas vezes achando que se algo não é entendido por nós então não existe. Ignorância mascarada por suposta inteligência. Querer entender tudo o que Deus cria e planeja para nós é uma prepotência tão enorme e descabida quanto querermos nós, na nossa modesta inteligência, criar o universo.
             Para algumas pessoas o achar "senão vejo ou não entendo totalmente tal fato então ele não existe" é uma guia de vida, e tal ideia, por ser incompleta,  torna sua vida vazia, cheia de superficialidades e coisas sem valor real. O correto valor de tudo é encontrado apenas em Deus, o que nos dá propósito de vida real que é a busca do que há de vir, e não em futilidades do nosso dia a dia. Como católico cristão creio plenamente que estamos aqui de passagem e para sermos merecedores do que há de vir, ou nossa vida junto de Deus pós morte terrena. Muitos ateus falam que se Deus existisse não haveria guerras, doenças ou sofrimento aqui na terra. Isto é uma visão imediatista muito limitada, pois o que são vinte, cinquenta ou oitenta anos perante o infinito que há de vir após? Vale a pena eu perder uma vida infinita de plena felicidade com Deus, por algumas décadas de prazer sem valor, transitório ou falso? As vezes os sofrimentos são permitidos (nunca infligidos) por Deus primeiro por ter nos dado livre arbítrio e alguns homens fazem outros sofrerem por esta liberdade que o Senhor nos dá, portanto são consequências da maldade de alguns, que na sua auto suficiência só se preocupam com o agora e na busca incessante de poder e prazer imediato e não se importam com o outro; e em segundo servem para aumentar nossos merecimentos na vida que há de vir no céu, pois se o próprio Jesus teve um sofrimento inimaginável por amor a Deus e a nós para nos salvar, como nós não podemos oferecer nossos próprios sofrimentos junto com os Dele para a nossa santificação e nas intenções Dele? Ele é o maior exemplo para tomarmos nossas cruzes e O seguir. Os sofrimentos nossos também servem ainda para que Ele veja em nosso oferecimento dos mesmos um esforço de nossa parte, o que deixa o Seu santo suplício não ser em vão, sem dúvida valorizando o que Ele passou por nós na cruz. O problema é que muitos vem o sofrimento do próximo e não entendem o propósito maior de tais desgostos passageiros, afinal aqui tudo passa, e acham que um Deus não permitiria tal situação por terem visão limitada de tal fato, na sua ignorância de colocar toda a vida nestes míseros anos terrenos, não no que há de existir após esta para todo o sempre. 
              Rezemos a Deus pelos ateus e auto suficientes que não se permitem aceitar coisas que nunca vão entender e pelos que querem achar explicações mundanas para tudo...Que o Espírito Santo, na Sua infinita bondade e grandeza, os ilumine na verdade para que vejam que nem tudo podem entender, e aceitem que existe um Ser superior que nos ama e é infinitamente maior que nossa pequenez!!!

                Bem aventurados os que não precisaram ver para crer !!!

                                       


Nenhum comentário:

Postar um comentário