domingo, 27 de abril de 2014

Os Católicos Adoram ou Idolatram a Santa Maria, os Santos ou Imagens ?


Primeiro a resposta: - NÃO, os católicos não adoram nem idolatram  imagens, a Santa Mãe de Jesus ou os santos. 

Mas sim os respeitamos e amamos, porém sempre nosso amor maior é direcionado para Deus e uma coisa não exclui a outra.

Acho importante colocar alguns pontos:

1 - Primeiro o que é adoração ? De acordo com o dicionário Aurélio é render culto ou gostar exageradamente. Vamos analisar o que isto significa, se amo minha esposa ou mãe posso gostar muito delas mas não quer dizer que só tenho capacidade para unicamente amar a elas e tenho capacidade sim de ter um amor maior que é somente de Deus. Se alguém fala o contrário está me julgando, pois somente eu sei o que se passa em meu coração. Isto é uma coisa minha mas também é o que a Igreja Católica propaga: amor a todos, admiração e veneração a quem merece, mas adoração somente a Deus. Muitos protestantes julgam que católicos consideram como ídolos os santos, quando na verdade apenas admiramos e seguimos como exemplo, sempre tendo em consideração especial a mãe de Deus e nossa mãe (afinal nos foi dada como mãe por Ele) Maria. O que temos pelos santos e em especial Maria é a "DULIA", ou seja, prestar honra e veneração, e não a "LATRIA", que a adoração, ou seja, amor máximo e reconhecimento como único Deus. Os Evangélicos e protestantes devem ter em mente que é a própria Bíblia que nos diz para não julgarmos o próximo, então se alguém diz que o seu irmão faz algo errado como idolatrar outro além de Deus, mas a pessoa que está sendo acusada de adorar quem não deve diz que não adora ninguém além Dele, quem fez o ato de acusar sim está julgando e será digno ele próprio ser julgado por Deus quando vier a morrer...

2 - Para os protestantes e evangélicos posso ter um amor especial por minha mãe ou pai terrenos, minha esposa ou filhos e mesmo amigos mas não posso ter uma especial admiração e amor pelos santos e em especial pela mãe de Jesus, sendo que Ele mesmo  nos deu Maria por mãe quando na cruz disse a São João, que nos representava a todos naquele momento: "eis aí tua mãe !". Você acha realmente que Jesus gosta quando alguém ofende a mãe Dele? Pensando assim para algumas religiões não católicas Deus passa a ser egoísta, algo que Ele realmente não é, e que não admite que fora Ele mesmo ninguém mais seja amado. Claro que o amor maior apenas a Ele pertence, afinal apenas Ele é o melhor, maior, mais poderoso, mais admirável e o único Senhor e Criador do universo e nosso, e nós católicos reconhecemos isto, e a Glória de Deus pertence apenas a Ele, mas isto de modo algum quer dizer que Deus não se alegra quando amamos profundamente ou seguimos o exemplo de alguém que fez um grande ato de Amor a Ele próprio como os santos e em especial Maria. Se nós nos espelhamos em Maria, que foi um ser que de modo muito melhor do que nós soube se doar a Deus, mas que teve uma natureza humana e não divina e humana como Jesus, é óbvio que isto é correto, como qualquer bom exemplo é bem vindo aos olhos de Deus, e isto nem por um minuto diminui a glória de Deus, pois apenas mostra como nós, que temos a mesma natureza humana que os santos, deveríamos agir. Se eu admiro quem segue a Deus o final e objetivo maior de meu amor continua sendo Deus.

3 - Quanto às imagens, quem de nós não tem alguma foto de nossos entes queridos, como esposa ou filhos, e às vezes olha com carinho para tal foto, e isto de modo algum significa que amamos o papel no qual a imagem está impressa, mas sim a pessoa humana da qual a lembrança da foto nos traz. O mesmo se aplica ás imagens, os católicos não amam o gesso das imagens mas a pessoa que está retratada nas esculturas ou pinturas. Nenhum de nós gostaria que outro pegasse uma fotografia de nosso pai terreno e cuspisse, e entenderia como falta de respeito, mesmo que soubéssemos que tal foto não é na verdade nosso pai  mas uma papel que apenas representa ele. Alguns evangélicos não aceitam isto e dizem que devemos cuspir ou quebrar imagens feitas para representar Jesus, Maria ou os Santos e se prendem a trechos isolados da Bíblia para reforçar tal idéia, o problema é que os   próprios "crentes" idolatram sim muitas vezes a Bíblia e não seu criador e inspirador maior, o próprio Deus. Claro que a Bíblia é o livro santo do Senhor e deve ser seguida, mas nunca é maior do que o próprio Deus, Jesus e o Espírito Santo. E como um livro que traz muitas idéias o importante é analisá-las num contexto geral e não em frases soltas que podem ser interpretadas com significados errados, como tanto as religiões cristãs não católicas fazem. É importante lembrar, citando a própria Bíblia, que por ter várias interpretações Jesus somente deu poder a São Pedro de ser o chefe da Sua igreja e ligar ou desligar no céu o que for importante, como primeiro chefe da única Igreja fundada pelo próprio Jesus a Católica Apostólica Romana. E este passou tal poder a seus sucessores.

4 -  Para muitos protestantes o motivo de não aceitarem o que a Igreja de Jesus (a Católica real) coloca como doutrina é que alguns papas fizeram erros na idade média, ou que alguns padres fazem erros hoje em dia. Ora, nenhum pastor é perfeito e também tem falhas, todos sabem que alguns usam suas Igrejas para simplesmente ganhar dinheiro, e os "crentes" não desfazem destas Igrejas por isto. Todo evangélico sabe que na Bíblia existem as seguintes histórias: Davi mandou o marido de uma mulher para a morte por querer ficar com ela, Judá procurou prostituta, Isaac tinha concubina e outros personagens bíblicos tinham 2 mulheres, e isto não era certo porém Deus não quebrou a Aliança que fez com Abraão por estas falhas, pois sabe que o homem é falho e erra. Agora se na idade média alguém fez alguma falha querem acabar com mais de mil anos de aliança, a Igreja do Senhor foi e sempre será maior que isto. Mesmo que exista o erro Deus nunca quebrará o pacto, mesmo tendo falhas humanas, também é importante falar que os homens falham mas a Igreja não, ou seja, quando se cometia heresias na idade média isto eram os homens físicos que erravam, e tiveram que acertar as contas com Deus por isto, mas não existe nenhuma encíclica, concílio, lei ou doutrina católica que tenha tais atos errados sendo definidos como corretos pela igreja e, portanto, podemos afirmar que quem errou foram os homens não a Igreja, por realmente termos a fé e a certeza que as leis foram inspiradas pelo Espírito Santo. Alguns agem como se um erro humano pudesse reduzir as ações de Deus, isto chega a ser blasfêmia. Para quem duvidar disto uma idéia : Deus pode tudo!!! Inclusive pode não permitir que pessoas más, que mesmo sendo erradas como seres humanos, num momento de publicar ou assumir uma lei doutrinal católica escrevessem ou passassem apenas aquilo que o Santo Espírito inspirou realmente. Outro exemplo: se sou cliente de um banco, e o gerente rouba, ele deve responder por isto mas a estrutura e a ideologia do banco pode ser excelente e tal roubo não deveria diminuir minha fé no banco, afinal o erro foi de uma pessoa, não do banco.


Por fim, amo muito Maria, minha família, São José, santos, anjos, meus pacientes e meu próximo. Me espelho em Maria e São José, procuro invocá-los e respeitá-los. Mas meu maior amor é e sempre será de Deus Pai, Jesus e Seu Santo Espírito, e tudo que recebo e sou é Deus que me deu e continua dando, mesmo que às vezes receba meu pedido por intermédio de quem tem mais mérito do que eu como minha santa mãezinha Maria !!! Se alguém fala o contrário está julgando e será julgado por isto...

                                 Cristo Redentor