quarta-feira, 11 de julho de 2012

Como Melhorar de Vida

                  Estes dias conversando com um paciente, vi que ele literalmente fez tudo diferente do que havia sido recomendado. Não tomou o medicamento certo, não cuidou da dieta como foi informado, não fez exercício, veio sem fazer os exames que pedi e ganhou peso; apesar de tudo isto o paciente não assumia sua responsabilidade e culpava a tudo e todos por seu mau resultado. Muitas vezes culpamos o chefe, a esposa, os filhos, o vizinho, o cachorro, menos o culpado real: a nós mesmos.
                  Na verdade para quem realmente quer sempre existe um jeito de agir melhor. Este caso citado ilustra que o ser humano tem uma dificuldade muito grande de assumir suas culpas, pois se assume que está errado se pressupõe que deve mudar e boa parte das pessoas está acomodada e não quer mudar na realidade. Queremos estar bem e colher os louros de uma vida saudável sem nos esforçarmos um mínimo para isto e se algo não vai bem o culpado é o outro e nunca a gente mesmo. Isto é um exemplo que pode ser aplicado para tudo hoje em dia., todos querem tudo de bom sempre mas muitas vezes não se esforçam para tal e ficam culpando a tudo e todos por suas frustrações sem assumir os seus próprios erros. Quando erramos conosco ou com alguém a primeira coisa a fazer para efetivamente melhorar e poder buscar ter bom resultado é admitir que erramos, pois como vamos melhorar se somos perfeitos e nunca erramos ? Perfeitos só Jesus e Maria, assumir nossas falhas e nossa imperfeição é o primeiro passo para melhorarmos pois, apesar delas, podemos melhorar e progredir sim, desde que assumamos nossas culpas, erros e limitações.
                   Pedir desculpas é um primeiro passo para melhorar nossas falhas e é uma coisa maravilhosa, não uma vergonha como muitos acreditam. Aí vem outro problema, se admitimos que erramos também admitimos que não somos perfeitos e temos falhas e muitas vezes nosso orgulho é um fator que nos impede de tomar tais atitudes. Analisando mais profundamente todos reconhecemos que somos imperfeitos e podemos ter falhas de forma genérica mas quando tem algum fato específico é mais difícil assumir nossa imperfeição. O que temos que aceitar é que assim que reconhecemos nossas falhas damos o primeiro passo para a libertação real de tais erros e abrimos uma porta para que Deus aja em nossas vidas, melhorando efetivamente cada vez mais e dando possibilidade real para que sejamos pessoas melhores...

Nenhum comentário:

Postar um comentário