quarta-feira, 14 de janeiro de 2026

A Importância de Nos Reconhecermos Pequenos e Incapazes Sem Deus

         Santa Terezinha do Menino Jesus e da Sagrada face é doutora da igreja por ter mostrado o seu pequeno caminho da santidade, pelo qual se reconhecia pequena e incapaz, permitindo assim que Deus conduzisse a sua vida totalmente. Ela se largava radicalmente nos braços de Deus como uma criança se larga nos braços da mãe, confiando totalmente que a mãe fará o melhor para si. Ela buscava a santidade nas pequenas coisas  cotidianas, porém se reconhecendo como não portadora de grandes dons espirituais como alguns santos tiveram. Ela fazia tudo da melhor forma possível e tudo oferecia a Deus.

           Deus nos ama mais do que conseguimos imaginar, e Ele tudo sabe e tudo pode; já nós não sabemos nada de nada, tudo para nós é conhecido superficialmente e imperfeitamente, por isto Deus quer que abramos nosso coração para que Ele possa nos guiar nesta vida, visando o que realmente importa e o que vem depois. Nossa alma existirá daqui a um milhão de anos e mais, esta vida será uma pequena passagem de nossa história, aqui só vale para podermos conseguir o que vem depois que é a vida eterna. Como dizia santa Terezinha, esta vida é um instante entre duas eternidades. Então se eu que sou pequeno, incapaz e ignorante acho que sei mais das coisas do que Deus eu não vou permitir que Ele me conduza. Os maiores santos são os que se reconhecem pequenos e totalmente dependentes de Deus, que nunca abandona quem confia Nele e se deixa conduzir  realmente. O maior exemplo disto é Maria, nossa mãe santíssima, que por ser a mais humilde se tornou a maior pessoa da história (além de Jesus, claro) e a que mais ama Jesus e é a mais feliz portanto. Por outro lado o maior exemplo de orgulho, prepotência e egoísmo é o inimigo, que quis ser como Deus e nunca aceitou o amor de Deus por criaturas menores como nós, se fazendo ele mesmo eternamente infeliz.

    Deus quer o nosso bem e ele sabe muito mais do que nós mesmos o que é melhor para nós,  se eu me reconheço (assim como santa Terezinha) pequeno e sem nenhum valor (se eu não existisse o mundo existiria igualmente), o nosso único valor é em sermos filhos de Deus, podermos servi-lo e amá-lo.  Se eu reconheço isto (o que é a mais pura verdade)  eu me permito ser conduzido por Ele, aceitando minhas cruzes e meus consolos e  entendo que a partir de que eu permito de coração tudo o que vem Dele isto é o melhor que poderia acontecer sempre, mesmo que muitas vezes minha ignorância não me permita entender.

    Deus é tudo , princípio, meio e fim. Sem Ele não sou nada e seria melhor não existir. Eu preciso Dele e devemos pedir para não atrapalhá-lo em nossa condução, seguir totalmente e absolutamente o que Ele quer para mim é o melhor sempre pois eu sem Deus tenho menos valor do que pó ...

    Deixo uma oração para pedirmos a Deus a graça de nos reconhecermos pequenos e permitirmos que ele nos conduza sempre:

"Meu Senhor, todo poderoso e onipotente,

reconheço que sem Vós não sou nada,  sou pequeno e sem valor,

preciso de Ti para que me conduza nesta minha caminhada terrena,

peço que não me deixe atrapalhar o que determinar para mim,

que eu possa seguir os Teus planos sempre com fidelidade e amor

para um dia poder contemplá-lO face a face e O senhor poder falar 

que fui um filho querido e que soube me fazer pequeno ao abrir o 

coração para que conduzisse a minha vida em plenitude !!! "


Tudo posso naquele que me fortalece, e só Nele